A Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a Associação Brasileira de Horticultura, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo estão a organizar o I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBH2017) que decorrerá em Lisboa em 2017.
O I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBH2017) está sendo proposto como um novo ciclo, com o intuito de criar um fórum para todas as partes interessadas nos diferentes ramos da horticultura do Brasil e de Portugal.
Esta iniciativa poderá desempenhar um papel chave na criação de um ambiente de encontro atrativo para os países que compõem a comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP). Espera-se conseguir tal objetivo estabelecendo diálogos participativos e através do intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre os mais recentes avanços e inovações no âmbito tecnológico e científico da Horticultura.
Este evento poderá servir como rampa de lançamento para o estabelecimento de uma efectiva cooperação tecnocientífica entre os países da comunidade lusófona. Pretende-se que seja viabilizada a criação de um ambiente de oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes nas áreas temáticas incluídas no Congresso.
O Congresso será realizado a cada dois anos, um ano no Brasil e no outro ano em Portugal, contando ainda com o apoio de outras instituições e empresas publicas e privadas de ambos os países.
Áreas temáticas do Congresso
O CLBH será formatado de modo a abranger áreas temáticas de três domínios principais:
(i) ciências e tecnologias hortícolas na lusofonia (C&T);
(ii) (ii) negócios hortícolas no espaço lusobrasileiro
(iii) (iii) produção e consumo;
(iv) (iV) outros temas a definir.
Haverá sessões sobre cada uma das áreas da horticultura, nomeadamente na fruticultura e negócio da fruta, viticultura e negócio do vinho, olivicultura e negócio do azeite, horticultura herbácea e hortaliças e horticultura ornamental.
No site do congresso, a criar num futuro próximo irá estar disponível informação mais detalhada sobre o evento.
A organização pretende que o evento tenha a máxima qualidade. As Comissões a formar pelos dois Países organizadores têm vindo a empreender todos os esforços no sentido de manter os custos de inscrição acessíveis a todos os participantes.
Marcamos encontro em Lisboa.